Significado das palavras nas Olimpíadas de Pequim.

Padrão

Significado da Tocha Olimpica:
A chama Olímpica, fogo Olímpico ou ainda tocha olímpica, é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo a Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos da antiguidade, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições, sendo esta tradição reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, foi pela primeira vez realizada uma estafeta de atletas para transportar uma tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Hera em Olímpia, até ao estádio olímpico de Berlim.

Significado do nome Pequim:
Pequim é a capital da República Popular da China e sua segunda cidade mais populosa.
Pequim, cujo nome em mandarim significa capital do norte, durante séculos, foi a maior cidade do mundo; hoje tem cerca de 10,3 milhões de habitantes. Situada ao norte do país, Pequim é famosa pela Cidade Proibida, o palácio dos imperadores chineses desde o século XV. Foi capital do Império Chinês de 1421 a 1911.

Significado do nome Beijing:
O mesmo significado de Pequim. Beijing em pinyin é o método (sistema de romanização) usado oficialmente na República Popular da China para transcrever, no alfabeto latino, o dialecto Mandarim padrão da língua chinesa. Pinyin significa, literalmente, “soletração de sons”, onde, precisamente, pin quer dizer soletração e yin: som. Uma tradução menos literal pode ser “foneticismo”, “soletração” ou “transcrição”. Veja mais em Porque Beinjing e (não) Pequim?

O significado do logotipo da olimpiada
A emblema da Olimpíada 2008, titulada “Selo Chinês — Beijing Bailando”, foi divulgada no dia 3 de agosto de 2003. Ela toma a forma do tradicional selo chinês vermelho com um único caracter, junto às palavras de “Beijing 2008” escritas a pincel em alfabeto latino.

Por enquanto é só, encontrando mais significados atualizo o post.
Fontes da pesquisa:

http://www.copacabanarunners.net/tocha-olimpica.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pequim
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chama_Ol%C3%ADmpica
http://portuguese.cri.cn/215/2006/10/27/1@54248.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s